C pode não significar o que está a pensar. De Covid’s e Confinamentos creio já estarmos todos a ficar de quota cheia.
Este C é outro. Este C significa COMUNICAR!
Sim, Comunicar. Partilhar. Alinhar. Tornar comum.
De ideias, a projetos, a estratégias… até histórias e emoções.
Se a comunicação e o ato de comunicar já eram tão relevantes nas relações humanas pré- pandemia (seja a nível profissional ou pessoal), nos dias que correm, arrisco-me a dizer que ainda se tornaram mais relevantes, pois pelo distanciamento social a que ainda estamos sujeitos e a utilização massiva de canais de comunicação digitais, têm aumentado ainda mais os desafios associados à comunicação e à transmissão de mensagens claras e eficazes.
Concorda? Vejamos:
Numa reunião presencial, ou simplesmente num convívio familiar, estamos habituados a ver “o todo” das Pessoas, das suas reações, emoções, da sua atenção e até da sua postura e das relações informais entre elas. Toda esta informação é, também ela, uma forma de comunicação de valor que nos dá dados muito relevantes sobre como estamos a passar a nossa mensagem, que impacto estamos a causar no outro, qual o grau de congruência entre o que nos dizem e o que vemos e, claro, se há necessidade de adaptar o nosso discurso para clarificar a mensagem, por exemplo.
Hoje em dia, com grande parte das reuniões e eventos via plataformas digitais, a comunicação apresenta-se potencialmente mais “fria” e desafiante na leitura de sinais não verbais, pois há uma parte da informação que fica perdida “no éter”, nomeadamente parte da linguagem corporal e da comunicação não verbal, visto que raras vezes conseguimos ver mais do que a cara dos nossos interlocutores, que ajuda sim, mas não é tudo.
Como dizia a minha avó materna “os olhos são o espelho da alma” e, mesmo no digital, conseguirmos manter contacto visual “olhos nos olhos” vai ajudar a mitigar a distância e a “frieza” do canal, bem como nos vai permitir reforçar a proximidade e a valorização dos nossos interlocutores.
O que nos pode ajudar mais no digital a comunicar com eficácia? Perguntar! Colocar questões abertas que nos permitam confirmar que os nossos interlocutores compreenderam a nossa mensagem e, caso percebamos que tal não aconteceu, temos a oportunidade de clarificar e tornar a nossa comunicação mais eficaz.
E isto são boas noticiais. Mesmo que só no digital, acredito que vamos conseguir comunicar de forma eficaz!
Maria João Figueiredo
Executive Coach
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