Quão bem preparado eu estou para me adaptar a novas realidades?

Esta é uma pergunta para refletirmos por uns momentos. É uma questão à qual devemos responder com máxima honestidade e franqueza, pois só assim, sendo verdadeiros connosco próprios, vamos conseguir identificar o que nos está a “prender” e, por conseguinte, trabalhar sobre isso e reforçar a nossa capacidade de adaptação.

Alinhemos o conceito. O que entendemos aqui por “adaptação” é a capacidade que o Ser Humano tem para se adequar a novas situações, novas realidades, novos contextos. Podemos até resumir que é a capacidade que nós, humanos, temos para sobreviver à mudança. Seja ela qual for.

Neste sentido, e face ao contexto atual, esta skill tende a ser cada vez mais valorizada e reconhecida como fator critico de sucesso, quer a nível pessoal quer a nível profissional pois, juntamente com a perseverança e a flexibilidade, é uma das “armas” mais poderosas contra a resistência à mudança e a favor do alcance de resultados acima da média.

A boa notícia? Depende de nós ampliar e reforçar esta capacidade!

Como o podemos fazer? Lembra-se da expressão “Se a a vida te dá limões… faz limonada!”? O princípio é o mesmo. Ficam algumas dicas:

  1. Identifique os motivos que geram resistência face a determinada situação (seja específico);
  2. Enumere várias possibilidades para ultrapassar os motivos identificados acima;
  3. Liste o que pode ganhar / vantagens no novo contexto (mesmo que não seja óbvio à primeira vista);
  4. Defina um plano de ação, específico e que dependa de si, para o ajudar no processo de transição para o novo contexto (por ex. o que deve fazer primeiro, o que vai ganhar com isso, quem e como o pode ajudar, etc.)
  5. Proponha-se a ver o copo “meio cheio” em todas as situações, ou seja, por mais desafiante e até assustador que o novo contexto lhe possa parecer, opte por identificar primeiro o que de bom e positivo pode trazer para si;
  6. Peça opinião a pessoas que reconheça terem uma atitude positiva e construtiva, conseguindo assim ampliar a sua perspetiva;
  7. Acredite em si, no seu potencial e nas infinitas possibilidades que novos contextos lhe podem trazer, por mais adversos que possam parecer.

Vale a pena refletirmos nisto e aumentar a nossa consciência sobre nós próprios.

Permita-se!

Maria João Figueiredo

 Executive Coach

mjf@in2action.pt  | www.in2action.pt

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS:

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial